Projetos de sustentabilidade > Ambiental

Ambiental

admin

A preservação do meio-ambiente é uma marca da Piauí Conectado. Diversas iniciativas são desenvolvidas para proteger o planeta em que vivemos. Confira aqui:

Projeto Rebobinar

Ressignificar e reutilizar. São essas palavras que guiam o Projeto Rebobinar, ação idealizada pela Piauí Conectado para dar continuidade ao trabalho de reaproveitamento das bobinas de fibra óptica. Dar um novo significado e uma nova utilização a um material que pode ser explorado de várias formas é o objetivo do projeto, que faz parte do Programa Ambiental da Piauí Conectado.


Em 1777, o cientista Antoine Lavoisier dizia: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Apesar da frase ser resultado de um experimento químico, tem muitos significados em diferentes esferas da vida. Uma bobina de fibra óptica não se perde, ela se transforma: o material pode se tornar uma mesa, uma estante, um banco, uma obra de arte ou qualquer móvel e objeto, de acordo com a sua imaginação. Dessa forma, as bobinas deixam de ser resíduo e se tornam matéria-prima para novos produtos. Além de se transformar, o material é reaproveitado de modo a agregar valor ambiental, social e cultural.

A preservação ambiental é um dos pilares do projeto, que também busca incentivar a produção artística e cultural no Piauí.
A Piauí Conectado manterá um cadastro com os dados das instituições e pessoas que tenham interesse na retirada das bobinas e, principalmente, se comprometam a dar destinação ambientalmente correta a esses materiais.

Além disso, a Piauí Conectado fará o acompanhamento do processo de reutilização até o resultado final, certificando-se do seu uso de forma sustentável. As bobinas estão disponíveis em três tamanhos.
Para solicitar o material, o interessado deve enviar um e-mail para rebobinar@piauiconectado.com.br.

Especificações dos tamanhos das bobinas:

Pequena: Altura: 68 cm | Largura: 90 cm

Média: Altura: 70 cm | Largura: 100 cm


Grande: Altura: 80 cm | Largura: 124 cm

Mestre Dim é um dos beneficiados pelo Projeto Rebobinar
Rebobinar-te: Leilão beneficente realizado pelo Conselho Estadual de Cultura recebeu apoio do projeto.

Educação Ambiental

As atividades voltadas para a educação ambiental começam ainda na integração de novos funcionários, que recebem orientações no sentido de conhecer os procedimentos internos de sustentabilidade no escritório ou durante as atividades de campo, como a preservação da fauna e flora, para evitar queimadas e orientações sobre manejo de animais nos trabalhos de campo. As ações de conscientização também acontecem periodicamente durante o Diálogos Semanais de Segurança e Meio Ambiente.

Colaboradores são orientados durante diálogos semanais.

Sede sustentável

Em relação à redução do consumo de recursos naturais, a empresa optou por várias metodologias, como o uso de materiais reciclados e recicláveis, dispositivos que otimizam o uso da água, bem como o uso de materiais de reflorestamento e reciclagem (forro de fibra mineral, piso termoplástico etc.).

Nos preocupamos em tratar e gerenciar efluentes e resíduos gerados em conformidade com as leis ambientais vigentes, onde as águas já utilizadas, antes de serem despejadas na rede coletora de esgotamento sanitário, são tratadas em sistema biodigestor próprio. Além disso, os materiais considerados recicláveis são segregados em coletores seletivos.

Colaboradores são incentivados a praticar a coleta seletiva.

Fale com a gente

Estamos de prontidão para atendê-lo e esclarecer dúvidas, ouvir suas sugestões e agendar uma visita.

ENCARREGADO DE DADOS PESSOAIS - DPO

Carmonildes dos Santos Ferreira Simplício.
dpo@piauiconectado.com.br

0800 878 7979

E-mail: atendimento@piauiconectado.com.br
Avenida Pedro Freitas, nº 1554, Vermelha
64018-000 - Teresina-PI

Instagram Youtube LinkedIn Facebook

©Piauí Conectado - 2021 - Todos os direitos reservados à Piauí Conectado