Notícias > Piauí Conectado leva internet a órgãos públicos de São João do Piauí

Piauí Conectado leva internet a órgãos públicos de São João do Piauí

admin - há 3 anos - 28/01/2020

Escolas, hospitais, defensorias, universidades, secretarias, delegacias, entre outros órgãos da Administração Pública Estadual de São João do Piauí poderão contar com internet de qualidade para oferecer os serviços públicos à população com mais eficiência e agilidade. Neste mês, 23 órgãos estão sendo contemplados com pontos de internet de 30mbps fornecidos pela Parceria Público-Privada (PPP) da Piauí Conectado com o Governo do Estado no município, que fica a 456km de Teresina.

Para o prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos, o investimento é muito importante, uma vez que a tecnologia da informação já está incorporada no dia a dia da sociedade em diversos âmbitos, principalmente no acesso à informação e na economicidade da aplicação dos recursos públicos em áreas prioritárias, como educação, saúde e segurança. O prefeito explica que a iniciativa é muito bem-vinda, pois o município ainda possui dificuldades no acesso à internet.

“Na nossa região há uma dificuldade de acesso à rede mundial por meio da banda larga, o que traz prejuízos para administração pública, já que muitos serviços utilizam plataformas que precisam da rede de computadores. Então, a internet é, hoje, essencial para a efetividade da prestação de serviço público”, ressalta o gestor.
O prefeito faz, inclusive, uma comparação com o investimento realizado pelo Governo do Piauí nas estradas, na primeira década do século XXI, a fim de interligar os municípios do estado. “Agora são estradas virtuais, de fibra óptica, interligando os municípios entre si, ao estado, ao país e ao mundo. E essas estradas virtuais são um grande espaço para a melhoria dos serviços públicos e a comunicação entre esses serviços”, destaca Gil Carlos.

O município tem, ainda, interesse em firmar parceria com a Piauí Conectado por meio de um termo de cooperação. O prefeito deseja que a internet seja implantada também em alguns órgãos públicos municipais. O diretor-presidente da Piauí Conectado, Emerson Silva, ressalta que, de fato, o desenvolvimento do estado é a prioridade do trabalho.

“Nosso desejo é que, com uma rede de internet de qualidade, os municípios piauienses consigam melhorar de forma significativa os serviços prestados para a sociedade e suas relações com os outros polos do país. Acreditamos que investir em tecnologia da informação, é investir em desenvolvimento”, enfatiza o gestor.

A cidade

Com população estimada em 20.601 pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), São João do Piauí é uma das cidades mais importantes do sul do estado e sede de uma das maiores subestações de energia do país, a Chesf. Sendo um dos principais produtores de energia solar do estado, é no município que está sendo construída a Usina Solar Etesa, com capacidade de geração de 224 megawatts.

São João do Piauí

Junto a 17 outros municípios do estado, ele integra a região turística do polo das origens, onde o Parque Nacional da Serra da Capivara é o Parque Nacional da Serra das Confusões são os principais atrativos. É nele ainda que se localiza a Barragem do Jenipapo, ponto que também movimenta o turismo da região.

Conhecido por ser o maior produtor de uvas do estado, foi em São João do Piauí que surgiu o famoso Festival da Uva, evento que mobiliza toda a região e recebe empresários e artistas de todo o país. O festival já entrou oficialmente para o calendário de eventos culturais do Piauí, ocorre sempre em novembro e nasceu com o objetivo de valorizar a produção da uva no município, incentivar o empreendedorismo, o desenvolvimento da região, a geração de emprego e renda, o turismo, além de proporcionar atividades culturais à população.

Equipes da Piauí Conectado chegam à São João do Piauí
São João do Piauí – FOTO/DIVULGAÇÃO

Fale com a gente

Estamos de prontidão para atendê-lo e esclarecer dúvidas, ouvir suas sugestões e agendar uma visita.

ENCARREGADO DE DADOS PESSOAIS - DPO

Carmonildes dos Santos Ferreira Simplício.
dpo@piauiconectado.com.br

0800 878 7979

E-mail: atendimento@piauiconectado.com.br
Avenida Pedro Freitas, nº 1554, Vermelha
64018-000 - Teresina-PI
Horário func.: 08:00 - 18:00 de segunda à sexta.

Instagram Youtube LinkedIn Facebook

©Piauí Conectado - 2021 - Todos os direitos reservados à Piauí Conectado
Termos e política de privacidade