Notícias > Mimbó é a primeira comunidade quilombola 100% conectada com internet fibra óptica

Mimbó é a primeira comunidade quilombola 100% conectada com internet fibra óptica

Priscila Araujo - há 2 meses - 27/03/2022

A PPP Piauí Conectado instalou pontos de conexão de internet gratuita em casas, escola e outros espaços de convivência da comunidade.

Considerada um direito humano pela Organização das Nações Unidas (ONU), a internet transforma a vida das pessoas ao gerar oportunidades e facilitar o acesso a serviços como saúde, educação, segurança, empreendedorismo, cultura e lazer, sendo estes uns dos principais objetivos da PPP Piauí Conectado.  

Em Amarante, os mais de 600 moradores da comunidade quilombola Mimbó agora podem se conectar ao mundo através da internet de fibra óptica implantada pela Piauí Conectado. Com a inauguração do projeto Mimbó Conectado, que aconteceu neste domingo (27), o local tornou-se a primeira comunidade quilombola totalmente conectada do Piauí.  

Educador digital e membro da Associação Comunitária do Mimbó, Ramon Paixão lembra que em sua escola não tinha internet. “Mesmo sabendo que os livros são importantes, é sempre bom contar com outras fontes de informação e agora as crianças da comunidade terão as oportunidades que eu não tive. É esse tipo de política pública que faz com que os jovens do campo mudem de vida, cheguem até a formação superior e se tornem protagonistas de sua própria história”, ressalta.   Por meio do Projeto Mimbó Conectado foram instalados pontos de conexão de internet na escola da comunidade, em espaços de convivência dos moradores e nas casas de professores e crianças em idade escolar devidamente matriculadas. Além disso, professores e alunos também receberam tablets para que possam fazer pesquisas, realizar atividades e participar de aulas remotas. De forma simbólica, parte da entrega destes equipamentos aconteceu durante a inauguração.

Edson Ribeiro, presidente da Globaltask – empresa controladora da SPE Piauí Conectado – falou sobre as mudanças que a internet trará para a comunidade. “Chegar ao Mimbó é muito gratificante, em todos os sentidos. Não só pela superação dos desafios, mas pela transformação que vamos proporcionar. A educação vai dar um salto de qualidade, consultas médicas poderão ser feitas por telemedicina, a arte e a cultura serão vistas e consumidas por todo o mundo. A história e as tradições serão valorizadas e compartilhadas”, destacou.   “Não estamos trazendo só internet para a comunidade Mimbó. Através da conectividade, estamos levando mais educação, saúde, inclusão, oportunidades e mais qualidade de vida”, completa Emerson Silva, diretor presidente da SPE Piauí Conectado.  

O governador do Piauí, Wellington Dias, citou que os investimentos da PPP com o Mimbó Conectado são de cerca de 1 milhão de reais e em todo o Piauí serão investidos aproximadamente R$ 400 milhões. “O que está chegando aqui em Amarante, cerca de 500 megabites de velocidade, é o que todo o Piauí tinha de internet há seis anos. O Brasil está fazendo um esforço gigante para que as capitais tenham condições de receber o 5G em julho, mas o Mimbó já está preparado. Que venha o 5G. É disso que se trata. E se é possível para o Mimbó, é possível para cada comunidade quilombola”, destacou.  

A cultura mantida ao longo de dois séculos de história é refletida no artesanato, no vestuário e na culinária local feitos pelos moradores. Como forma de incentivo ao empreendedorismo e promoção do desenvolvimento econômico, foi criada uma plataforma de vendas on-line, que dará maior visibilidade e facilitará a comercialização destes produtos.   Regina Sousa reforça que as ações desenvolvidas na comunidade têm como objetivo dar autonomia financeira aos moradores. “Com este site de vendas vocês vão voar, mas vão permanecer aqui. Eu quero o Mimbó independente, com autonomia financeira para dar exemplo a outras comunidades”, afirmou a vice-governadora durante seu discurso. Na próxima semana, ela assumirá o cargo de Wellington Dias e será a primeira mulher a governar o Piauí.  

A superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí, Viviane Moura, explicou que a PPP foi pensada para ser um instrumento de transformação. “O Mimbó representa hoje no Brasil um marco transformador. É única comunidade quilombola do país que tem conectividade garantida por meio da rede de fibra óptica da Piauí Conectado. Que o Mimbó signifique para o Brasil o que internet representa para o mundo. Obrigada a Piauí Conectado por ter abraçado esse projeto e por ter sido sensível ao trazer a internet para dentro de uma comunidade quilombola, fazendo a mudança acontecer efetivamente”, elogia.  

O evento também contou com a apresentação do grupo de dança Pagode do Mimbó, formado pelas crianças da comunidade, uma das manifestações culturais mais ricas do estado.  

Projeto Piauí Conectado

Primeira parceria público-privada da área de telecomunicações do país, a Piauí Conectado se destaca como um projeto exitoso de inclusão digital. Mais de 11 mil quilômetros de fibra óptica estão sendo implantados, conectando todo o estado e beneficiando mais de 3 milhões de pessoas. Em breve, o Piauí será o primeiro estado do Brasil totalmente conectado.

Fale com a gente

Estamos de prontidão para atendê-lo e esclarecer dúvidas, ouvir suas sugestões e agendar uma visita.

ENCARREGADO DE DADOS PESSOAIS - DPO

Carmonildes dos Santos Ferreira Simplício.
dpo@piauiconectado.com.br

0800 878 7979

E-mail: atendimento@piauiconectado.com.br
Avenida Pedro Freitas, nº 1554, Vermelha
64018-000 - Teresina-PI

Instagram Youtube LinkedIn Facebook

©Piauí Conectado - 2021 - Todos os direitos reservados à Piauí Conectado