Piauí Conectado: Estado sai na frente na universalização do acesso à internet de alta velocidade nas escolas
Jádna Luz - há 2 meses - 27/09/2023
Na busca por uma educação cada vez mais acessível, moderna e inclusiva, o estado do Piauí é um exemplo para todo o país com suas escolas estaduais já equipadas com internet banda larga. Utilizando a tecnologia de fibra óptica, o estado sai na frente na implementação da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, lançada nesta terça-feira (26), no Palácio do Planalto, em Brasília.
O evento, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Educação, Camilo Santana, marca o compromisso nacional em direção a uma educação tecnologicamente avançada. Caminho que já vinha sendo trilhado no Piauí por meio do Projeto Piauí Conectado, a primeira Parceria Público-Privada (PPP) em telecomunicações do Brasil. A iniciativa conecta e interliga unidades escolares, centros educacionais, centros de línguas e outros espaços educacionais.
Foi esse investimento significativo em infraestrutura tecnologica que garantiu conectividade às escolas estaduais, proporcionando mais e melhores oportunidades de ensino para todos os estudantes, independentemente da localização geográfica. “O Piauí larga na frente por já ter sua rede estadual toda conectada à internet de alta velocidade. É algo muito importante para o desenvolvimento da educação, como aliada dos professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem”, pontuou o governador Rafael Fonteles.
A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, coordenada pelos ministérios da Educação (MEC) e das Comunicações, tem como objetivo promover a universalização da conectividade nas escolas públicas da educação básica em todo o Brasil. O Piauí, com sua rede de ensino já totalmente conectada, destaca-se mais uma vez como um exemplo a ser seguido por outros estados que buscam atingir esse objetivo.